terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Sintese do propelente e devidas precauçoes

Agora que ja conseguimos obter um propelente ideal para o lançamento dos nossos kno3 rocket's, colocamos neste espaço a explicaçao sintetizada da mistura do combustivel sólido.

Realizar esta experiência, num local arejado, sem chamas, materiais inflamaveis (excepto o bico de gás)e fora do alcance de produtos explosivos que possam reagir com a mistura e também com um adulto a verificar possiveis "comportamentos de risco".


1. Numa panela, coloca-se cerca de 20g de KNO3 (nitrato de potassio) adicionando também 11g de açucar. (Para maiores quantidades, efectuar calculaos de proporcionalidade directa!);

2. Adicionar água e aquecimento da mistura;
2.1. Se a mistura fora aquecida numa placa de aquecimento, juntar pouca agua, de modo a não seja possivel dissolver a mistura, (evitando assim que a mistura se transforme em caramelo);

2.2. Caso seja num bico de gás, onde existe chama (e uma maior temperatura), deve-se colocar mais água, (cerca de 1/2 a 3/4 de uma chavena de café!), evitando que atinja uma temperatura demasiado elevada, e tambem uma possivel, combustao do propelente;


3. Quando estiver a formar-se uma pasta (muito pouco sólida no inicio), pressionar a mistura com a colher contra o fundo da panela, de modo a extrair o maximo possivel da humidade que envolve o produto pretendido.
Enquanto este processo é repetido, mexer a mistura e nunca deixar-la no mesmo sitio, (pois, se estiver demasiado seca e exposto a temperaturas elevadas, pode ocorrer uma explosão).
Quando estiver relativamente seca, já com a mistura formada numa especie de bola, pousar a panela numa superficie fria, e rapidamente colocar demtro do local de combustao, o propelente!!!!

ATENÇÃO: esta experiência só deve ser feita com o equipamento de protecção necessaria e com o supervisionamento de um adulto que tenha alguma experiência com este tipo de materiais... para evitar possiveis estragos!


Pedimos desculpa pela extensao do post, mas é estritamente necessario explicar deste modo, pois o material pode ser perigoso, se nao for utilizado correctamente!

2 comentários:

  1. Parabéns por realçarem a necessidade de segurança.

    Prof de AP

    ResponderEliminar
  2. É necessário actualizar o blog.

    Pro de AP

    ResponderEliminar